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9 - Técnicas Avançadas de Enquadramento

Aula 9: Técnicas Avançadas de Enquadramento

Introdução

Esta aula focará em técnicas avançadas de enquadramento e composição, explorando como usar o Cinemachine no Unity para criar enquadramentos complexos e dinâmicos que realcem a narrativa visual e a imersão do jogador. Vamos desvendar como o enquadramento pode influenciar a percepção do jogador e direcionar a experiência de jogo de maneiras criativas e impactantes.

Conceitos de Enquadramento Dinâmico

1. Princípios de Enquadramento e Composição

  • Enquadramento Dinâmico: Refere-se à capacidade de a câmera ajustar seu enquadramento em resposta a mudanças no ambiente ou ação no jogo. Isso pode incluir mudanças na posição, escala, ou orientação da câmera para manter ou alterar a composição da cena de forma responsiva.

  • Composição Avançada: Envolve o uso de técnicas cinematográficas, como a regra dos terços, linhas guia, e profundidade de campo para criar uma cena visualmente agradável e narrativamente significativa.

2. Utilizando a Composição para Influenciar a Emoção

  • Tensão e Alívio: O enquadramento pode ser usado para criar tensão, por exemplo, através de ângulos apertados ou claustrofóbicos, ou para oferecer alívio, usando ângulos mais abertos que mostram vastas paisagens.

  • Direcionamento de Atenção: Posicionar elementos importantes nos pontos de força dentro do quadro, como os pontos de intersecção na regra dos terços, para direcionar a atenção do jogador para áreas ou objetos específicos.

Uso do Cinemachine para Criação de Enquadramentos Complexos

3. Configurando o Cinemachine para Enquadramento Dinâmico

  • Cinemachine Framing Transposer: Um componente do Cinemachine que permite configurar o enquadramento em relação ao alvo que a câmera está seguindo. Permite ajustar automaticamente a posição da câmera para manter o sujeito enquadrado conforme especificado, mesmo quando o sujeito ou a câmera estão em movimento.

// Exemplo básico de configuração do Framing Transposer

public CinemachineVirtualCamera vCam;

void Start()

{

    var framingTransposer = vCam.GetCinemachineComponent<CinemachineFramingTransposer>();

    framingTransposer.m_ScreenX = 0.5f; // Centraliza horizontalmente

    framingTransposer.m_ScreenY = 0.5f; // Centraliza verticalmente

    framingTransposer.m_CameraDistance = 10f; // Define a distância da câmera ao objeto

}


4. Aplicando Técnicas Avançadas de Composição com Cinemachine

Dynamic Zoom

O Dynamic Zoom é uma técnica de enquadramento que pode ser extremamente eficaz para ampliar a expressividade e o impacto visual de uma cena. Com o Cinemachine, isso pode ser controlado de forma fluida e responsiva aos estímulos do jogo.

  • Implementação Prática:

  • Para implementar o Dynamic Zoom no Cinemachine, você pode ajustar o campo Field Of View da lente da câmera ou manipular a Focal Length em tempo real, dependendo da ação que ocorre na tela.


public class DynamicZoomExample : MonoBehaviour

{

    public CinemachineVirtualCamera virtualCamera;

    private CinemachineComponent lens;


    void Start()

    {

        lens = virtualCamera.GetCinemachineComponent<CinemachineComponent>();

    }


    void Update()

    {

        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.Z)) // Assume que o Zoom é ativado por um input

        {

            lens.m_Lens.FieldOfView = Mathf.Lerp(lens.m_Lens.FieldOfView, 30, Time.deltaTime * 5);

        }

        else

        {

            lens.m_Lens.FieldOfView = Mathf.Lerp(lens.m_Lens.FieldOfView, 60, Time.deltaTime * 5);

        }

    }

}


Exemplo de Uso em Jogos:

  • Em um jogo de ação, um zoom rápido pode ser usado para focar em um inimigo que está prestes a atacar, aumentando a tensão. Em jogos de aventura, um zoom pode ser usado durante a descoberta de um item importante, destacando sua importância através do enquadramento.

Smart Follow

Smart Follow permite que a câmera se ajuste automaticamente para manter o alvo adequadamente enquadrado, independentemente de como ele se move pelo ambiente. Isso é crucial para manter a consistência visual e a imersão.

Configuração no Cinemachine:

  • Utilize o componente Cinemachine Framing Transposer para implementar o Smart Follow. Este componente ajusta a posição da câmera com base na movimentação do alvo, mantendo-o dentro dos parâmetros predefinidos de enquadramento.

public class SmartFollowExample : MonoBehaviour

{

    public CinemachineVirtualCamera virtualCamera;

    public Transform target;


    void Start()

    {

        virtualCamera.Follow = target;

    }


    // Supõe-se que o componente de Framing Transposer já está configurado

}


Exemplo de Uso em Jogos:

  • Em um jogo de stealth, o Smart Follow pode manter o protagonista enquadrado enquanto ele se esgueira por ambientes, garantindo que os jogadores tenham uma visão clara dos obstáculos e ameaças próximas, enquanto mantêm a ação em foco.

5. Integrando com Timeline para Sequências Complexas

A Timeline do Unity é uma ferramenta poderosa para orquestrar sequências complexas onde múltiplos elementos devem ser sincronizados. Quando combinada com o Cinemachine, oferece uma forma de criar enquadramentos que respondem dinamicamente ao decorrer dos eventos.

Configuração com Cinemachine:

  • Adicione uma Cinemachine Track à Timeline e associe suas câmeras virtuais. Configure cada câmera para diferentes partes da sequência, permitindo transições suaves e enquadramentos específicos para cada momento.

// Este código pressupõe que você tenha uma timeline com uma Cinemachine Track configurada

public class TimelineControlExample : MonoBehaviour

{

    public PlayableDirector director;


    void Start()

    {

        director.Play();

    }

}


Exemplo de Uso em Jogos:

  • Em um RPG, durante uma cena de diálogo crucial, a Timeline pode controlar a câmera para alternar entre os rostos dos personagens falantes, ajustando o enquadramento conforme a intensidade da conversa aumenta, ou mesmo durante uma revelação chave na trama, mudando o enquadramento para incluir elementos do cenário que ganham importância.

Conclusão

As técnicas avançadas de enquadramento com Cinemachine permitem aos desenvolvedores criar experiências visuais dinâmicas e adaptativas que podem melhorar significativamente a narrativa e a imersão nos jogos. Ao integrar essas técnicas com componentes como o Dynamic Zoom, Smart Follow, e a Timeline, os desenvolvedores podem alcançar um nível de controle cinematográfico que é tanto poderoso quanto intuitivo.

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GRÁTIS

Conteúdo

1Câmera e Visão do Jogo

  • 1 - Introdução às Câmeras

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  • 2 - Fundamentos das Câmeras Digitais em Computação Gráfica

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  • 3 - Enquadramento e Composição Básica

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  • 4 - Profundidade de Campo

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  • 5 - Introdução ao Cinemachine

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  • 6 - Lentes e Field of View (FOV)

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  • 7 - Movimento de Câmera Básico

  • 8 - Câmeras Avançadas com Cinemachine

  • 9 - Técnicas Avançadas de Enquadramento

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  • 10 - Transições e Blends com Cinemachine

  • 11 - Efeitos Especiais de Câmera no Unity

  • 12 - Câmeras para Jogos de Plataforma

  • 13 - Câmeras para Jogos de Corrida

  • 14 - Câmera para Jogos de RPG

  • 15 - Otimização e Desempenho de Câmeras no Unity

  • 16 - Projeto Final e Revisão

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